Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardlew. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 05-09-2012

Criterio: A2bcd

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie arbustiva, não endêmica do Brasil, ocorrendo no país nos Estados do Pará, Maranhão e Piauí, na Floresta Amazônica, em Floresta de Terra Firme Pluvial a Estacional. Tem propriedades medicinais por conter pilocarpina, e por isso tem uso intenso por parte de comunidades indígenas alcançando escala industrial para a produção de chás e cosméticos. A frequência de coleta está em declínio, inferindo-se uma redução populacional. Encontra-se ameaçada pela perda de AOO e qualidade do hábitat, em consequência do desmatamento para atividades agropecuárias, assentamentos e pelos níveis de uso e importância econômica. Estima-se que a redução populacional ocorrida nos últimos 10 anos tenha sido maior que 50%.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pilocarpus microphyllus Stapf ex Wardlew.;

Família: Rutaceae

Sinônimos:

  • > Pilocarpus microphyllus var. xinguensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Nomes populares: "arruda"; "arruda-brava"; "jaborandi" (Pirani, 2012).

Potêncial valor econômico

O jaborandi (Pilocarpus spp.) tem sido, durante as últimas três décadas, uma das espécies comerciais mais importantes da flora nativa brasileira. É a única fonte natural da droga pilocarpina, um alcalóide usado na oftalmologia para contração da pupila, importante em certos procedimentos cirúrgicos ópticos. Também é usada no tratamento de certos tipos de glaucoma. A pilocarpina é também um poderoso estimulante da salivação e da transpiração (Merck 1989; Pinheiro, 2002).

Distribuição

Não é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados do Pará, Maranhão e Piauí (Pirani, 2012).

Ecologia

Arbusto até 5 m alt. Em banco de germoplasma em Belém-PA, a floração e frutificação ocorrem principalmente de janeiro a março e de julho a novembro (Weiss; Lameira, 2011).A espécie ocorre em floresta ombrófila densa e em afloramento rochoso onde as matas são menos densas. Habitam preferencialmente no interior da mata em áreas bem iluminadas, como as clareiras (Skorupa, 2000)

Ameaças

3.2.3 Regional/international trade
Severidade very low
Detalhes O auge da extração de folhas de jaborandi foi em 1977, com posterior declínio que em 1998 produziu pouco menos de 500 toneladas por ano (Pinheiro, 2002). Em 2010, a produção de folhas de jaborandi no estado do Maranhão chegou a 236 toneladas ao ano (IBGE Estados@, 2012). Mesmo que a extração direta das folhas não cause a morte do indivíduo, em longo prazo, o potencial reprodutivo dos indivíduos diminui, afetando a regeneração natural da espécie e a manutenção das subpopulações.

1.4.2 Human settlement
Severidade very low
Detalhes A borda oriental da Floresta Amazônica é uma das áreas mais desmatadas do bioma, alvo de assentamentos do INCRA.

Ações de conservação

5.7.2 Genome resource bank
Situação: on going
Observações: A Embrapa Amazônia Oriental, em Belém-PA, tem instalado o banco de germoplasma de jaborandi (Weiss; Lameira, 2011).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Encontrada na Floresta Nacional de Carajás (Weiss; Lameira, 2011).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada ameaçada pela Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1; e "Em perigo" (EN) pela Fundação Biodiversitas (Biodiversitas, 2005).

Referências

- WEISS, B.; LAMEIRA, O. A experiência promissora do Projeto Jaborandi: parceria que promove Manejo, Conservação e Fortalecimento da Atividade Extrativista na Flora de Carajás. Vale; Vegeflora; Yaborand'i; GIZ; ICMBio; MMA, 2011.

- SKORUPA, L. A. Espécies de Pilocarpus Vahl (Rutaceae) da amazônia brasileira, Acta Amazônica, v.30, p.59-70, 2000.

- PIRANI, J.R. Pilocarpus in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000882>.

- PINHEIRO, C. U. B. Extrativismo, cultivo e privatização do Jaborandi (Pilocarpus microphyllus Stapf ex Holm.; Rutaceae) no Maranhão, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 16, n. 2, p. 141-150, 2002.

- MERCK. Index Merck. An encyclopedia of chemicals, drugs, and biologicals. New Jersey: Merck & Co, 1989.

- IBGE ESTADOS@. Maranhão - Extração vegetal e silvicultura 2010. Disponivel em: <http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ma&tema=extracaovegetal2010>. Acesso em: 18 set 2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Pilocarpus microphyllus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pilocarpus microphyllus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 05/09/2012 - 17:44:23